27 de dezembro de 2008

2009 será para nós O ANO DO ESPÍRITO SANTO

DO CORAÇÃO DA APÓSTOLA PARA TODOS OS DISCÍPULOS DA INSEJEC



Amada INSEJEC, menina dos olhos de Yahweh,
Profetizo sobre ti todas as bênçãos do Calvário!
Estamos vivendo os últimos dias do ano de 2008 no calendário gregoriano. Identificamos este ano como O ANO DOS RECOMEÇOS. 2009 será para nós O ANO DO ESPÍRITO SANTO. Certamente as duas palavras se completam. Somente pelo poder do Espírito podemos recomeçar com o mesmo vigor do início.
Hoje gostaria de conversar com toda a família INSEJEC, compartilhando os próximos passos na nossa missão como Igreja de Jesus Cristo. Antes de qualquer coisa, porém, ressalto nossa visão geral: A REDENÇÃO DO BRASIL E DOS POVOS NÃO ALCANÇADOS. Falar de redenção é falar da genuína conversão de cada brasileiro e dos povos que não ouviram falar de Jesus.

COMO PODE UMA IGREJA PEQUENA MARCAR UMA NAÇÃO, INFLUENCIANDO A SUA REDENÇÃO?

De dois modos: Primeiro, no plano espiritual, pois tudo é conquistado, primeiro, no plano espiritual. Segundo, por uma estratégia de alcançar o maior número de pessoas com a pregação do Evangelho em nossa geração.

PLANO ESPIRITUAL

Gostaria que você se conscientizasse da realidade de dois fatos importantes: Nossa posição e papel na nação. O Pai nos revestiu de duas unções de grande importância para a conquista de nações: O manto profético e o manto apostólico.

SOMOS UMA IGREJA PROFÉTICA.

O Senhor da Igreja nos confiou uma unção para profetizar. A palavra profética revela a vontade de Yahweh e marca o destino de vidas, cidades e nações. A voz profética é o eco da visão, propósito e vontade do Pai para uma vida, uma Igreja, uma família, uma cidade, uma nação. A voz profética proclama com autoridade os decretos de Yahweh até que eles se manifestem. Pois bem, essa unção está sobre nós, como Igreja. Ao se tornar membro da família INSEJEC, você se colocou sob um manto profético. Você pode até não ser profeta, mas o manto profético que está sobre nós faz de você alguém profético. Qual o resultado prático disso? Você pode abrir a boca e profetizar. “TODOS PODEIS PROFETIZAR.” Eu diria: TODOS DEVEMOS PROFETIZAR, pois pela palavra proféticas marcaremos o nosso destino e o destino de nossas famílias, discípulos, igrejas, cidades e nações.

SOMOS UMA IGREJA APOSTÓLICA

Deus tem estado restaurando os odres da Igreja, restabelecendo os ministérios que se perderam, para derramar do Seu vinho. Desde a reforma protestante Ele está fazendo isto. Primeiro, foi restaurado o ofício do pastor, depois do evangelista, depois do mestre e, finalmente, os ofícios do profeta e do apóstolo. Na INSEJEC temos a presença de todos esses ofícios e certamente os veremos de forma cada vez mais evidente.
O manto apostólico fala de autoridade espiritual para a conquista de territórios. Fala do lançamento dos fundamentos do Evangelho na vida das pessoas. Da formação do caráter, do investimento de autoridade para ocupar os ofícios, de estratégias de redenção nacional. Pois bem, você pode até não ser apóstolo, mas o manto apostólico que está sobre nós faz de você alguém apostólico. Isso quer dizer que você tem a unção e autoridade para confrontar e deter as obras de principados e potestades na sua vida, dos discípulos, famílias, cidades e nações.
Coloque isto no seu coração: Onde quer que você se encontre, ali está a INSEJEC. Você representa um ministério com um chamado distinto e uma marca específica. Levante-se, pois, e assuma sua identidade profética e apostólica onde você se encontra. Você é parte de um grande exército e, juntos, cumpriremos o papel que Deus nos confiou.

A CONQUISTA DA NAÇÃO

Ao longo da nossa história temos seguido várias estratégias dadas pelo Espírito Santo a fim de limpar os céus das nações. A isso chamamos FORÇA AÉREA. Dentre elas,
1.    Adoração das 18h horas, neutralizando a falsa adoração à falsa rainha
2.    Jejuns convocados, tanto prolongados quanto semanais
3.    Intercessão e guerra espiritual
4.    Relógios e turnos de oração
5.    Atos proféticos
6.    Decretos e proclamações proféticas
7.    Votos
Depois do nosso envolvimento com a VISÃO CELULAR, a que chamamos INFANTARIA, trabalhamos para que todas as igrejas no Brasil tivessem à sua disposição materiais para seguir essa estratégia de discipulado, fazendo de cada discípulo um ganhador de almas e discipulador de vidas. Pessoalmente devotei muito tempo nos últimos anos na tradução e publicação dos materiais escritos. Agora, porém, me voltei para a INSEJEC a fim de dar prosseguimento à implementação da visão que Deus nos confiou e o desempenho do nosso papel profético e apostólico na nação. Entregar a Pátria para Cristo, em nossa geração, é nosso supremo chamado e desafio! Cremos que a visão celular é uma poderosa estratégia para que alcancemos a meta.

TRABALHANDO COM PROJETO E METAS

Se fomos chamados a alcançar a nossa geração, temos que ter um projeto claro e objetivo de conquista. Temos que estabelecer programas de ação e metas. Consideremos algumas questões:
       Quantos somos no Brasil? Cerca de 190 milhões.
       Quantos brasileiros já nasceram de novo? Ainda que 30% da população fosse nova criação, teríamos 133 milhões de perdidos para alcançar.
A cada dia morrem pessoas. Precisamos nos assegurar de que TODOS terão uma oportunidade de salvação. Jesus disse que deveríamos pregar o Evangelho A CADA CRIATURA. TODOS PRECISAM OUVIR O EVANGELHO E NÓS SOMOS A BOCA DE DEUS NA TERRA PARA ANUNCIAR A SUA SALVAÇÃO.
      Quantos dos brasileiros formam o número que a INSEJEC deve alcançar? Certamente não somos o único ministério, mas precisamos definir a nossa quota. Imagine que haja 10 prédios pegando fogo. Cada prédio tem 1000 pessoas lá dentro. Os bombeiros são chamados a socorrer as pessoas. A cada prédio um certo número de bombeiros é destacado. Quando terminará a obra de cada equipe de bombeiros? Quando a milésima pessoa for retirada, seja viva, ou morta. Se uma equipe terminar o seu trabalho antes das demais, ela irá em socorro de outras para acelerar o processo. Ora, temos que ter uma mentalidade de estrategistas na conquista nação.
1.    Para começar, tomemos 10% dos brasileiros perdidos. Isso nos dá um total de 13.300.000.
2.    Em quanto tempo seremos capazes de alcançar este número? Temos que definir. Mas somos responsáveis por fazê-lo em nossa geração, pois quem não for alcançado em nossos dias irá para o inferno.
3.    Que estratégia usaremos para cumprir a tarefa em nossa geração? O Novo Testamento já nos apresentou a estratégia: CADA DISCÍPULO UM LÍDER E EM CADA CASA UM GRUPO DE ESTUDO BÍBLICO OU CÉLULA.
4.    Por onde começaremos? ESTABELECEMOS QUE PLANTAREMOS INSEJECS EM CADA UM DOS 5564 MUNICÍPIOS DO BRASIL. Dentro dos próximos 15 anos deveremos ter pelo menos uma CÉLULA em cada um deles.
5.    Onde nos encontramos hoje: Em pelo menos 124 municípios (pelo menos uma célula), em 17 Estados. Trabalharemos com as Igrejas existentes na implantação de células, de forma sistemática, em outros municípios, seguindo uma estratégia para que em três anos haja um trabalho sólido naquele município, com possibilidade de crescimento e multiplicação. EM TUDO QUANTO FAZEMOS DEVEMOS TER NO CORAÇÃO QUE MULTIPLICAÇÃO É PARTE DO PLANO DE DEUS. TODO O TRABALHO CRISTÃO DEVE VISAR A MULTIPLICAÇÃO DE DISCÍPULOS, DE LÍDERES E DE IGREJAS.
ESTRATÉGIA REVELADA
Em 1992 o Pai nos deu uma estratégia para orar sobre mapas e bandeiras do País e dos Estados. Paralelamente orávamos por cada prefeito de cada município, nome por nome.
No dia 8 de dezembro de 1997, houve um dia de jejum e oração na INSEJEC em Campina Grande. 8 de dezembro é uma data quando o principado da Conceição é cultuado, especialmente no Nordeste, com várias cidades tendo feriado na ocasião. Enquanto os discípulos oravam no templo, um grupo de pastores, por mim liderados, fizemos uma expedição de ônibus a sete cidades, saindo de Campina Grande e parando em Araruna. Ali haveria a procissão da região. Ora, nesse trajeto tínhamos INSEJEC apenas em Campina Grande e Araruna. Em cada lugar fazíamos atos proféticos junto à Prefeitura e à catedral católica, onde se encontra o padroeiro oficial. Decretávamos o fim de domínio do padroeiro e proclamávamos o senhorio de Cristo na cidade, como emissários do Altíssimo e embaixadores de Cristo. Hoje temos INSEJECs nessas cidades.
Uma experiência me marcou em Araruna. Chegamos ao templo, depois de toda a jornada, por volta da hora da adoração das 18h. Prostrei-me sobre o tablado do templo. Ali o Espírito me levou de volta à cave de oração em São José dos Campos, onde conquistávamos as cidades pela oração. Veio, então, um comando: “ASSIM COMO VOCÊS PASSARAM POR TODAS AS CIDADES ATRAVÉS DOS NOMES DOS MUNICÍPIOS, SEUS PREFEITOS E MAPAS, O QUE FOI FEITO NESTAS SETE CIDADES DEVERÁ SER FEITO EM TODAS ELAS. SERÃO NECESSÁRIOS CINCO ANOS PARA COMPLETAR A MISSÃO.”
Não sabia como fazer as expedições, com quem e quando. Se envolveria outros membros do corpo ou não. Aguardei o tempo de Deus e mais detalhes da operação.

A HORA É CHEGADA

Em nosso último encontro do Conselho Apostólico, tendo nos debruçado sobre a nação e a necessidade do projeto e metas para cumprir a nossa parte, enquanto orava o Espírito me levou de volta a Araruna e dou a próxima diretriz: Usar os ceifeiros da Campanha dos 100M. Entendi, então, o zelo que o Espírito colocou em meu coração pelos ceifeiros e a insistência em que os pastores me enviassem seus nomes completos e o relatório do que alcançaram. O Espírito me falou: “ENTREGA UM MUNICÍPIO A CADA CEIFEIRO PARA QUE ESTE GERE A INSEJEC ALI E A REDENÇÃO DAQUELE MUNICÍPIO.”
Haverá várias fases na estratégia. A primeira é a intercessão por parte de um intercessor. Não contando os municípios onde temos uma Igreja ou uma Congregação forte, precisamos de 5.500 INTERCESSORES. Estes podem ter sido ceifeiros ou não, mas precisam SE COMPROMETER EM ABRAÇAR UM MUNICÍPIO EM ORAÇÃO ATÉ QUE LÁ NASÇA UMA INSEJEC.
Estarei pessoalmente comandando este projeto, distribuindo os municípios, enviando diretrizes para a intercessão e tudo que o Espírito for dando. Estaremos, literalmente, cobrindo o Brasil, município, por município, com uma nuvem de oração. Três coisas estarão ocorrendo simultaneamente nos próximos cinco anos:
1.    Intercessão pelos Municípios (um município por intercessor)
2.    Expedições aos municípios para os atos proféticos. O intercessor fará parte da equipe de expedição, que será sempre liderada por um pastor destacado na área profética.
3.    Implantação de células, congregações e Igrejas nos municípios.
Findo o período das expedições proféticas e apostólicas (cinco) anos, esforços serão concentrados no trabalho evangelístico e implantação de igrejas.

FORMAÇÃO DE LÍDERES

No início da Igreja devotamos muito tempo ao treinamento dos nossos pastores, no Centro de Treinamento Bíblico. No fim de 1998 fiz uma declaração, após ter dado todas as matérias do curso, menos Eclesiologia: “Vou buscar do Espírito Santo qual é a Eclesiologia para esta Igreja e só voltarei quanto a tiver escrito.” O Espírito me falou sobre o mover celular como sendo o próximo mover na terra. Portanto estudei a visão celular no material da SEPAL, na Coréia com o Dr. Cho e sua equipe, em Cingapura com o Dr. Lawrence Khong, estudei os módulos do Dr. Raplh Neighbour e o material do Dr. Bill Bechman. Finalmente o Pai me enviou a Bogotá e dirigiu-nos a abraçar o modelo dos doze. Apesar de por 7 anos ter me concentrado na visão celular, deixando a INSEJEC em segundo plano, podemos dizer que onde tiver uma célula no Brasil, influenciada por Bogotá, ali está o ministério da INSEJEC. Servimos ao Corpo.
Devotei o ano passado em atividades acadêmicas, preparando-me para a fase que agora se inicia: formação concentrada da INSEJEC e seus líderes. Após quatro anos de estudos parciais e um ano de tempo integral, concluí os programs e recebi o título de Mestre em Liderança Organizacional, Mestre em Teologia e Doutor em Teologia em Ministério Pastoral. Este ano devotei grande parte do tempo com a INSEJEC, liderando a Campanha dos 100M, visitando África, vários campos e também boa parcela do tempo com o Transformação e seus congressos internacionais.
No ano de 2009, segundo comando recebido do Pai no Monte Carmelo, em Israel, em nosso último Congresso Profético, concentrar-me-ei no projeto de Brasília e na INSEJEC. Não viajarei, a não ser para São Paulo, quando necessário. Estarei montando a estrutura que nos permitirá reciclar toda a liderança e toda a Igreja.
Estou voltando, dez anos depois do encerramento do CTB, com a promessa cumprida. A nossa eclesiologia está escrita e retomaremos a formação dos ministérios em novas bases. Minha tese de mestrado em liderança, escrita em inglês, centrou-se em dois aspectos da Igreja: caráter e missão. Esta foi traduzida e adaptada para o mestrado em teologia e ampliada para o doutorado em teologia. O trabalho final enfoca quatro pilares centrais da Igreja de Cristo: Seu Caráter, sua missão, sua estrutura e sua liderança. Queremos agora treinar toda a Igreja em nossa visão e alinhar toda a INSEJEC naquilo que Deus lhe confiou.
Estaremos montando uma estrutura para, através dos recursos modernos, poder estar periodicamente com todos os pastores, treiná-los e abrir extensões da nossa Escola de Pastores para treinar milhares e milhares de líderes, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Será o nosso legado para a próxima geração.
A formação de líderes será a estratégia para enviar evangelistas e pastores às cidades da nação.

ALISTE-SE

Todo este compartilhar visa dar-lhe uma idéia de para onde estamos indo, com a graça de Deus, na dependência absoluta do Espírito Santo. Cremos estar simplesmente obedecendo aos comandos do Senhor da Seara.
Nossa palavra visa ainda fazer-lhe um apelo para que se aliste no exército de intercessores que gerarão a redenção das cidades, manifesta na implantação de Igrejas em cada uma delas. Quem pode se alistar? Quem puder preencher os seguintes requisitos:
1.    Ter certeza de que nasceu de novo, ama a Jesus e aos perdidos e gosta de orar.
2.    Estar pronto a depender do Espírito Santo e ser Seu canal de intercessão
3.    Abraçar um município e orar por ele até que haja ali uma INSEJEC.
4.    Levar a sério a missão e buscar de Deus uma paixão e visão pela cidade.
5.    Comprometer-se a jejuar uma vez por semana pela conversão da cidade e a abertura da INSEJEC. (Daremos um roteiro de oração aos intercessores).
6.    Comprometer-se a pesquisar o que puder sobre a cidade a fim de orar mais especificamente. (Também daremos um roteiro).
7.    Estar disposto a seguir as direções recebidas da liderança.
Certamente esses requisitos podem ser preenchidos por todos os filhos de Deus, pois o verdadeiro cristão é a extensão de Jesus Cristo, em Seu caráter e em Sua missão.
Meu (minha) amado(a) companheiro na conquista da nação, conto com você. Preciso de você. Quero trabalhar em parceria com você. Certamente estaremos cobrindo sua vida preciosa. Juntos entregaremos a nação a Cristo.
Em cada Igreja os pastores destacarão quem alistará os voluntários. Ainda em janeiro estarei enviando a cada alistado o nome do município que lhe for delegado.
Desde já, minha profunda apreciação e expressão de amor.
Por um Brasil aos pés de Cristo, receba um forte abraço, expressando muito amor, gratidão e zelo por sua preciosa vida.
Sua irmã mais velha,
Valnice

Um comentário:

  1. Oh!!! Ap. Valnice! Q maravilha ver o crescimento desse ministério q eu vi começar e intercedi por esse desejo do coração de Deus. Praticamente fui sua discipula em Recife (só q naquele tempo não era dado esse nome "discipula"), na casa de Maria Rosa Munguba, logo quando a senhora chegou da Africa, lembra? Embora fosse evangélica "desde q nasci", verdadeiramente foi ali q me converti, foi ali q vi q Deus ainda faz milagres HOJE, foi ali nessas reuniões q vi o poder de Deus se manifestar, foi ali q aprendi sobre Batalha Espiritual( nunca ouvi falar nisso até então). Houve barreiras de algumas igrejas, porém outras abriram suas portas p convenções e seminários. Fiz parte dos "Guereiros de Oração". Tenho muito material se ministrações que eu e Maria Rosa gravava e depois passava para o papel, hoje eu tenho ja digitado, como Corôa de Glória...Livro de Efésios...e outros. É uma preciosidade. Não sabia que alí estava nascendo a Visão Celular e eu estava fazendo parte dessa história, glória a Deus. Permaneço na visão, pois através do Espirito Santo em sua vida ela entrou em mim. Fui para Volta Redonda/RJ aliancei no Projeto Vida (Aps. Joel e Silvia), vim para Salvador cuidar da minha mãe ja velhinha e cega, e sou aliançada na PIBB (Aps. Milton Ebenézer e Niara), Deus me abençoou com líderes de excelência. Louvo a Deus por sua vida,e peço ao Senhor q derrame sobre mim um manto de unção que existe em sua vida cheio de poder e autoridade.
    No amor de Jesus,Shalom!

    Léa Leal
    A serviço do Rei Jesus

    lealeal2003@yahoo.com.br

    ResponderExcluir